quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O The Bibliophile Club, o Tema e o Livro de Janeiro



Este ano, e pela primeira vez em toda a minha vida, participo num clube literário, chamado The Bibliophile Club, um projeto criado pela Sónia do blogue By The Library, a Carolayne do blogue Imperium e a Sofia do blogue A Sofia World.

Quando se ouve falar num clube literário pensa-se logo no seu caráter restritivo, em que existe uma obra especifica para ler e se alguém não a tiver á mão tem de o ir comprar. Porém, o The Bibliophile Club é completamente diferente, pois, em vez das tais obras especificas, funciona por temasdiferentes todos os meses, dando total liberdade aos participantes para escolher o livro que querem ler.

Como ler é um dos meus passatempos favoritos e gostava de diversificar os meus géneros de leitura, achei interessante aderir  a este projeto, não só pelas razões pessoais que já referi, mas também por ser uma oportunidade de começar a partilhar aqui no cantinho uma das minhas grandes paixões, os livros.

Assim, o tema escolhido para o mês de Janeiro foi não-ficção e/ou auto-ajuda. Achei este tema muito apropriado para este que é o primeiro mês do ano, altura em que se começa a pensar em novos objetivos a conquistar neste novo ano e em alternativas para mudar de vida e, para isso, não há nada melhor que ter um livro inspirador para nos dar algum apoio.


O livro que escolhi, de acordo com este tema, foi “O Livro das Pequenas Revoluções”, de Elsa Punset. Falaram-me neste livro no ano passado e achei delicioso, não só pelas borboletas na capa, mas pelas "pequenas revoluções” que nos oferece. Estas “pequenas revoluções” consistem em 250 exercícios que têm o poder de mudar vidas, hábitos e formas de agir que não são tão benéficas para a nossa saúde, mental e física, para além disso também nos ajuda a mudar a nossa forma de pensar e a lidar melhor com as emoções.


No prólogo, Elsa Punset tem uma frase de Gandhi que achei muito interessante e extremamente certeira:
Cuida dos teus pensamentos, porque se tornarão palavras. Cuida das tuas palavras, porque se tornarão actos. Cuida dos teus actos, porque se tornarão os teus hábitos. Cuida dos teus hábitos, porque se tornarão o teu destino. (p. 17-18)
Há muitos pensamentos que ficam de tal maneira enraizados em nós que se tornam hábitos e tomam conta das nossas vidas sem sequer darmos conta, o mesmo acontece com as emoções. 

Neste sentido, a autora diz ainda: Hoje em dia (...) sabemos que o impacte de umas emoções e pensamentos bem cuidados é enorme na nossa vida. (P. 18). O que é extremamente verdade, os nossos pensamentos e emoções exercem um grande poder no nosso dia. Se tivermos pensamentos negativos quanto a alguma coisa que está para acontecer, estes têm o poder de os boicotar de alguma forma. Na mesma frase, Punset refere ainda que, se queremos melhorar qualquer área da nossa vida, devemos começar por mudar os nossos pensamentos e emoções mais negativos, para que essa melhoria na nossa vida se concretize. E é ai que entra esta compilação de pequenas revoluções. 

O livro está, então, divido em quatro blocos com uma variedade de exercícios que nos ajudam a acalmar e a relaxar, a ativar a mente e o corpo, a descansar e a desligar do que está á nossa volta, a dar a volta ás emoções negativas, a enfrentar os medos, e sobretudo a conhecer-nos a nós próprios mais profundamente.

Para ser sincera, ainda não tive oportunidade de experimentar todos os exercícios, mas há alguns que  pratico sempre que posso, como por exemplo, o exercício 6, que me ajudou a respirar da forma correta; o exercício 15, da musica para o optimismo, a que recorre frequentemente para me motivar em alguns momentos do dia; o exercício 41, da respiração completa, que me ajuda a abstrair dos pensamentos que me invadem antes de dormir. Para além destes que referi, recentemente também pus em prática o exercício 8, das automassagens reconfortantes, nomeadamente a massagem de cabeça que me ajudou a acalmar uma dor de cabeça.

Nunca fui muito dada a livros de auto-ajuda, mas quando me falaram deste, percebi que era especial e que me ia dar muita inspiração nos momentos em que eu precisasse, por isso comprei-o assim que pude e está até hoje na minha mesinha de cabeceira para quando precisar.

Se também estão a precisar de fazer alguma inspiração e mudança nas vossas vidas aconselho-vos vivamente a ler este livro.

Para terminar, deixo-vos mais uma frase do livro, para vos aguçar ainda mais a curiosidade:
A vida não é simples, porque não é feita à nossa medida pequena e subjectiva. Que desafio tão extraordinário é tentar abraçá-la e reconciliação-la inteira. (p.19)

Share with the world:

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Designed by Beautifully Chaotic