quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Desafio 1+3 | Medo

A morte, a minha e a dos meus, é o medo que mais me aterroriza neste mundo. E aterroriza-me ainda mais o facto de poder acontecer a qualquer momento. Eu tenho a perfeita noção de que este é o rumo natural das coisas, mas não deixa de ser assustador. Saber que a morte pode chegar a qualquer momento, é ainda mais aterrorizador.

Estou a abordar este tema em primeiro lugar, porque este é o medo que tem estado mais presente na minha cabeça ultimamente. Há pouco mais de um mês, a morte levou a minha avó materna, que cuidou de mim durante toda a minha infância. O meu medo da morte concretizou-se, pela primeira vez. Eu sabia que algo assim estava na iminência de acontecer. A minha avó já estava velhinha e estava no hospital a lutar pela vida á duas semanas e já estava a sofrer muito, por isso, a morte dela foi pelo melhor, pois acabou com todo o sofrimento, dela e nosso. 

Os momentos depois de receber a noticia foram os que mais me custaram. A primeira vez que a vi dentro do caixão foi um choque tremendo. Foi o momento em que a ficha caiu e a realidade me atravessou. A minha querida avó tinha morrido e eu nunca mais a iria ver, nunca mais a iria abraçar. O funeral foi o ponto final de todo aquele sofrimento. A despedida final custou horrores. Nunca tinha chorado tanto em toda a minha vida. Quando tudo acabou, veio a paz, juntamente com um vazio enorme no coração e na alma, e uma saudade, que por vezes é quase insuportável.

Todos estes acontecimentos avivaram ainda mais este meu medo da morte, principalmente porque ainda tenho mais três avós que não estão a ir para novos e que, mais tarde ou mais cedo, vão ter o mesmo destino. Como já referi esta é a ordem natural das coisas, mas agora que tive um vislumbre do sofrimento que causa, ainda fiquei mais aterrorizada com a iminência de passar por isso outra vez.


Share with the world:

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Designed by Beautifully Chaotic