Ontem realizou-se a 1.ª Semifinal do Festival da Canção de 2018, da RTP. Como fomos os grandes vencedores da EuroVisão no ano passado e este ano o festival é no nosso pais, as expectativas estão em altas, quanto à canção que nos irá representar este ano.
Ao longo do mês de Janeiro, principios de Fevereiro, foi-se ouvindo falar que as canções deste ano seriam bastante promissoras, com o qual o espectador se iria identificar e ter todo o prazer em ouvir nas rádios, enquanto conduz até ao trabalho, mas o que eu vi ontem não foi bem assim.
Apesar de ter encontrado canções bastante bonitas e agradáveis ao ouvido, ao longo do programa o reportório começou a revelar-se muito monótono, mantendo-se quase sempre à volta de uma sonoridade melancólica e diria até um pouco chata.
Um ponto que eu achei bastante positiva foi o facto de darem oportunidade a compositores e interpretes mais jovens de mostrarem o que valem, seja bom ou mau. Entre os interpretes, achei que alguns ficaram um pouco aquém do esperado, pois muitos não tinham a voz adequada à canção.
Quanto ao finalistas desta 1.º semifinal, não achei mau de todo, até fiquei contente, porque passaram algumas das canções que mais tinha gostado:
- A canção n.º 4; compositor, Fernando Tordo, e interprete, Anabela. Esta foi a canção que achei mais bonita pois, para além de encaixar na perfeição na voz da Anabela, a melodia está repleta de sonoridades caracteristicas do nosso pais e só por isso seria uma forte candidata a representar-nos no festival da EuroVisão.
- A canção n.º 7; compositor e interprete, Janeiro. É uma canção diferente, simples, um pouco monótona, pela melodia, facto que é logo esquecido pela letra original.
Da minha parte, as expectativas estão altas para a 2.º semifinal pois, nesta integram alguns músicos bastante conhecidos, como o Miguel Angelo, o Diogo Piçarra e a Capicua, que este ano se aventuraram no Festival da Canção.
E vocês, o que estão a achar das canções deste ano? Concordam com estas primeiras canções que passaram à final?
Sem comentários:
Enviar um comentário