quinta-feira, 12 de março de 2020

TBC | The Witcher: Série Vs Livro


Há muito que não partilhava uma leitura no âmbito do The Bibliophile Club. Têm sido propostos temas bastante interessantes nos últimos meses e ao qual eu pretendia participar, contudo, a altura certa para o fazer acabava sempre por passar e deixava de me fazer sentido participar de todo.

Acabou por acontecer a mesma coisa no mês de Janeiro, cujo tema foi livros adaptados a cinema ou televisão. Consegui terminar de ler o livro ainda antes do fim do mês e pretendia partilhar a minha opinião sobre ele na primeira semana do mês de Fevereiro, mas não consegui. De modo a contrariar esta minha tendência, decidi partilhar na mesma o livro que li para o tema de janeiro, com dois meses de atraso, eu sei, mas mais vale tarde do que nunca, não é verdade!?

Assim sendo, a minha escolha para o tema do mês de Janeiro foi o primeiro volume da saga The Witcher. Primeiro vi a série, pouco depois de ser lançada, na Netflix, por influência da minha irmã, e fiquei imediatamente rendida. Umas semanas depois, pouco antes do Natal, comprámos o primeiro livro, que eu pretendia ler assim que terminasse o que tinha em mãos na altura, mas quando tomei conhecimento do tema do The Bibliophile Club de Janeiro, não consegui resistir e tive de lê-lo mesmo assim.

Como já referi, foi com a série da Netflix que tive o meu primeiro contacto com a saga. Estava um bocadinho reticente quando comecei a ver, porque pensei que fosse mais uma de terror, género do qual eu não sou nada adepta, mas com o tempo percebi que estava enganada. A série está muito bem feita, os efeitos especiais são brutais e super reais, a banda sonora é incrível e encaixa na história na perfeição, e os atores que interpretam as personagens, na minha opinião, foram muito bem escolhidos, fazendo jus ao que está descrito nos livros e causam um impacto visual brutal.

Relativamente ao livro, é de leitura fácil, e extremamente viciante; a história é contada num ritmo alucinante, há sempre coisas novas para descobrir em cada página; a ordem dos acontecimentos é completamente diferente da série, apesar de também ir saltando entre várias linhas do tempo. O que também achei muito interessante no livro, e que não me apercebi quando vi a série, foi o facto de incluir alguns contos dos irmãos Grimm, como a Rapunzel, a Branca de Neve e os Sete Anãos e a Bela e o Monstros, mas de forma mais obscura.

No geral, a série é fiel ao que está descrito no livro, não em tudo, como é obvio, mas muitas das cenas adaptadas estão tal e qual como são descritas no livro. No entanto, se me perguntarem de qual gostei mais, tenho de admitir que gostei muito mais da série. Apesar de o livro também ser bastante bom, acho que fiquei muito mais impressionada com a série. Normalmente prefiro sempre os livros ás suas adaptações, mas neste caso acho que a adaptação superou completamente o livro, tanto pelos efeitos brutais que inclui como pela maneira como a história é contada, que é muito mais cativante e viciante.
Share with the world:

1 comentário:

  1. Agora só falta jogares os jogos :D Acho que não vou ver a série, mas estou a gostar muito dos livros :)

    ResponderEliminar

 
Designed by Beautifully Chaotic