segunda-feira, 16 de março de 2020

Eu e uma Tese | A Defesa


A temida defesa aconteceu fazem hoje três meses. Foi neste momento que culminou todo um processo, de construção, de reflexão, de edição e reedição, que implicou muito esforço, força de vontade, motivação, e também muito suor e lágrimas.

Foi um momento muito solene. Os meus pais foram acompanhar-me, mas não assistiram á apresentação em si. Eu no inicio pensava que ficaria mais nervosa se eles estivessem a assistir, mas depois isso acabou por deixar de ter importância, neste caso foram eles mesmos que preferiram ficar cá fora, a enviar-me energia positiva.

Curiosamente, a minha família estava mais nervosa que eu. No inicio eu também estava, claro, mas como já sabia mais ou menos o que me esperava e sentia-me minimamente preparada, o nervosismo acabou por ficar em segundo plano.

O processo da defesa (ou prova publica) é bastante simples: primeiro é apresentado o júri, constituído por um presidente, o arguente e o orientador; depois segue-se uma breve apresentação do que consta no relatório, como a metodologia, as palavras-chave e alguns aspetos da investigação; a seguir, os membros do júri fazem a sua apreciação geral e o arguente faz as suas questões; por fim, todas as questões são respondidas, podendo existir até uma pequena discussão entre o arguente e a pessoa que está a fazer a defesa.

Apesar da ansiedade, a apresentação correu bastante bem, não gaguejei, que era o meu maior medo, e consegui dizer tudo o que pretendia, dentro do tempo limite, que eram mais ou menos15/20 minutos. O feedback que recebi foi melhor do que eu esperava, tendo em conta todas as fragilidades que eu sabia que o meu trabalho tinha.

Para minha surpresa, muitas dessas fragilidade, apesar de sinalizadas, acabaram por ser um pouco desvalorizadas, dando-se mais importância aos pontos fortes, que foram muito elogiados e valorizados, como foi o caso das minhas motivações para a escolha do tema e o facto de eu ter exposto muitas das minhas dificuldades e fragilidades relacionadas com o mesmo.

No fim, fiquei com a sensação de missão cumprida, não só por tudo ter finalmente acabado, mas também porque consegui transmitir a mensagem que pretendia e que dizia respeito á importância da disciplina no desenvolvimento das crianças e de esta ser implementada de forma positiva e pedagógica.

Se chegaram ao fim deste post e não perceberam nada do que eu estive a falar, espreitem as outras publicação da rubrica aqui e vão ver que ficam a entender melhor.
Share with the world:

1 comentário:

  1. Parabéns pela conclusão do mestrado! E sendo assim já podes atualizar o texto por baixo da tua foto de perfil ;)

    Lembro-me que o maior momento de alívio para mim foi a entrega da tese. Durante aquele mês estava tão feliz, sem stress ou preocupações. Quando chegou o dia da defesa estava um pouco nervosa mas dizia sempre para mim mesma que se eu escrevi aquilo não havia forma de falhar.

    ResponderEliminar

 
Designed by Beautifully Chaotic